Wednesday, May 09, 2012

5 bolsas do Google Summer of Code dadas ao IPRJ da UERJ

Cinco alunos ligados ao Instituto Politécnico da UERJ (IPRJ) acabam de ser selecionados pelo programa Google Summer of Code para trabalhar no desenvolvimento de melhorias para o Scilab, um importante software livre utilizado na indústria e academia.

Trata-se de uma conquista inédita da UERJ e da computação brasileira. "Nossos alunos realmente mereceram, mas ninguém esperava tantos aprovados de uma só vez. Captamos quase 50% das vagas destinadas ao Scilab, um resultado da competência e dedicação dos nossos alunos. Acredito ser uma vitória única e muito importante para o Brasil, que possui grande demanda de mão de obra qualificada em programação" - Diz prof. Ricardo Fabbri, Ph.D., professor adjunto do IPRJ, ex-funcionário do Google e um dos mentores oficiais do Scilab no Google Summer of Code. Dentre os alunos selecionados pelo Scilab estão Gustavo Libotte, Marcos Cardinot, e os irmãos Pedro Arthur e Caio Lucas dos Santos Souza, todos do 5o. período do curso de Engenharia de Computação do IPRJ, campus regional da UERJ em Nova Friburgo. Quatro desses alunos irão receber a quantia de $5015,00 dólares do Google durante 3 meses e todos irão realizar o desenvolvimento de software no laboratório de visualização do IPRJ, sem precisar deixar o país. O IPRJ também foi especialmente contemplado com o financiamento de um quinto aluno no Google Summer of Code, o indiano Pallan Madhavan, estudante de matemática aplicada. Madhavan desenvolverá melhorias voltadas ao pacote SIP de processamento de imagens do Scilab, de autoria do prof. Fabbri.
O Summer of Code é um programa promovido anualmente pelo Google, onde a empresa financia entidades e estudantes universitários do mundo todo no desenvolvimento de software de código aberto. O Google primeiro divulga a lista de entidades aprovadas, as quais então ajudam na seleção dos alunos a serem contemplados com financiamento. Em 2012, 180 entidades foram contempladas de um total de 406 propostas, e 1210 estudantes foram selecionados em todo o mundo, de um total de quase 7 mil pedidos -- são mais de 10 milhões de dólares destinados a software livre. A ideia da iniciativa é gerar recursos humanos altamente qualificados e desenvolver códigos reutilizaveis que o Google julga serem chave para o progresso da ciência e tecnologia. "Trata-se de um verdadeiro presente do Google à comunidade", comenta o professor.

O Scilab é um software livre para a programação de soluções científicas e de engenharia, amplamente utilizado na UERJ e em outras universidades e empresas como alternativa de qualidade ao caríssimo Matlab. O modelo de software livre tem apresentado bastante sucesso, comprovado por grandes nomes como o navegador Mozilla Firefox, o LibreOffice (substituição oficial do Estado do Rio de Janeiro ao Microsoft Office), o sistema operacional Linux e o próprio Scilab. O acesso ao código apresenta vantagens importantes ao meio científico e de alta tecnologia em relação ao modelo fechado do Matlab, pois qualquer um pode explorar o código e mesmo ser pago para realizar mudanças, como está ocorrendo no Google Summer of Code.


Segundo o prof. Fabbri, o grupo brasileiro de programadores conhecido como LabMacambira.sf.net teve um papel chave nessas conquistas. "O ambiente colaborativo do Lab Macambira foi que originou todo esse nosso esforço, tanto que outros alunos e mentores brasileiros desse coletivo também foram aceitos no Google Summer of Code em entidades como a Mozilla e E-Cidadania -- uma sequência de conquistas que traz muita visibilidade e tecnologia ao Brasil", diz o professor do IPRJ. Os alunos, motivados pelo êxito alcançado, pretendem iniciar um grupo de programadores do IPRJ nos moldes do LabMacambira.sf.net. Com isso, pretendem complementar o curso com atividades práticas extra-curriculares além do Google Summer of Code.

Para saber mais sobre o Google Summer of Code, confira o site oficial
Confira tambem a lista completa dos estudantes aprovados, resumos e estatisticas:

1 comment:

rfabbri said...

Some places where this news article have propageted to:

http://www.faperj.br/boletim_interna.phtml?obj_id=8181
http://www.planetauniversitario.com/index.php/notas-do-campus-mainmenu-73/27324-alunos-da-uerj-recebem-bolsas-da-google-para-trabalho-em-software-livre
http://biblioteca-ctcf.blogspot.com.br/2012/05/blog-da-rede-sirius-iprjuerj.html
http://biblioteca-ctcf.blogspot.com.br/2012/06/alunos-da-uerj-recebem-bolsas-da-google.html
http://jornaldaregiao.com/jr/index.php/noticiasgeral/1179-cantagalense-faz-parte-de-grupo-com-projeto-selecionado-pelo-google
http://www.uerj.br/publicacoes/informe_uerj/informe_uerj117.pdf
http://www.avozdaserra.com.br/colunas/31/8204/observatorio-02-06-2012